sexta-feira, 15 de junho de 2012

Quatis presente no RIO+20

         Quatis presente no RIO+20
Município apresenta suas ações de sustentabilidade


Carlos Minc ( Secretário de Meio Ambiente Estadual )

Adriana Scorzelli Rattes (Secretária de Cultura do estado Rio de Janeiro)
Quatis - O Programa Recicla Quatis, idealizado e mantido pelo governo municipal, foi o principal assunto da conversa entre o prefeito José Laerte d’Elias e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, que tomou conhecimento que em Quatis, o lixo tem 100% de aproveitamento.
A conversa aconteceu na última quarta-feira, 13, no estande do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde aconteceu a abertura oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que está sendo será realizada na cidade do Rio de Janeiro até o dia 22 de junho, com o objetivo de renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.


“Quatis é um município em desenvolvimento e estamos nos desenvolvendo com responsabilidade, temos um compromisso com as futuras gerações,” disse Jose Laerte a Presidente do Inea. Ele explicou que o programa funciona da seguinte forma: a Prefeitura distribui nas casas dois sacos de 100 litros por mês. Uma vez por semana o caminhão do Programa de Reciclagem faz o recolhimento em cada bairro do município. Mensalmente é recolhida uma média de 15 toneladas de lixo por mês. A destinação final é feita pela empresa "Lixo Limpo", que ganhou um leilão por pagar mais pelo lixo reciclável ainda misturado.






“Estamos preparando agora uma nova fase de educação ambiental, de porta em porta, com ciclo de palestras em todo o município, principalmente nas escolas”, contou o prefeito acrescentando que uma pesquisa realizada no Centro da cidade apontou que o programa Recicla Quatis tem 80% de aceitação e participação. “Somente em 2011 foram recolhidos e destinados a reciclagem, 120 toneladas de resíduos, o que mostra que o nosso objetivo de dar destinação adequada aos resíduos sólidos atendendo as legislações existentes vem dando resultado. Nossa meta é a Educação com vistas a sustentabilidade”, concluiu José Laerte.


Pavilhão do Governo do estado
Pavilhão - O estande foi um dos mais criativos e mais bonitos da conferência, sendo elogiado até pela Presidente Dilma. O pavilhão do governo do estado foi feito com caixotes do CEASA e todo decorado com objetos e moveis feito com material reciclado como os puffs  coloridos  feitos de pneus velhos que foram colocados na recepção. Foi de fato o pavilhão mais ecológico, disse Carlos Minc.

puffs feitos de pneus usados


BOLSA VERDE


O RIO DE JANEIRO É O PRIMEIRO ESTADO A TER O BOLSA VERDE 

O que é o Programa Bolsa Verde?

O Programa Bolsa Verde faz parte do Plano Brasil sem Miséria e seu nome oficial é Programa de Apoio à Conservação Ambiental.
O Programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e possui vários parceiros.

Quais são os objetivos do Bolsa Verde?

Os objetivos do Programa são:
• Incentivar a conservação dos ecossistemas, entendida como sua manutenção e uso sustentável
 • Promover a cidadania; 
• Melhorar as condições de vida e elevar a renda população beneficiária; e
 • Incentivar a participação de seus beneficiários em ações de capacitação ambiental, social, educacional, técnica e profissional.




Fiquem ligados no blog e confiram todas as novidades!!!

Quatis ACOM VIRTUAL

www.acomvirtual.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário