Municípios de todo o estado receberam as aulas em Quatis, no dia 28
Cerca de 30 médicos e enfermeiros participaram esta semana, de um curso de capacitação para atuarem em salas de estabilização. O curso, oferecido pela secretaria de Estado de Saúde, foi realizado em Quatis, para profissionais de Mangaratiba, Parati, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Flores e Porto Real, além dos do próprio município.
“A cidade de Quatis foi escolhida porque, dentre as que não receberam a capacitação, é a única que ainda não estava utilizando a sala de estabilização, justamente pela falta deste curso”, informou a secretária de Saúde do município, Cláudia Monteiro, detalhando que, de acordo com informações do Governo do Estado, os profissionais estão sendo trazidos pra cá para que não haja transtornos, caso alguém necessite de atendimento nas salas durante o curso de capacitação, realizado dentro das próprias salas.
A sala de estabilização foi entregue ao prefeito José Laerte d’Elias em setembro do ano passado, pelo governo do Estado, dentro do Programa Estadual de Salas de Estabilização. Ao todo, 56 exemplares foram entregues a 55 municípios do estado. As salas contam com equipamentos para garantir a estabilidade de pacientes até que os mesmos possam ser removidos para hospitais que tenham mais recursos para atendimento.
“A nossa preocupação é, sempre, salvar vidas”
Os espaços, montados pelas secretarias municipais de Saúde em hospitais ou unidades de saúde que prestam serviço 24 horas, têm leito completo, que inclui maca, cama elétrica, cardioscópio, respirador, monitor multiparâmetro, desfibrilador e carrinho de parada, entre outros equipamentos. Segundo dados do governo do Estado, em cada sala foram investidos 111 mil reais, totalizando 6,2 milhões para a aquisição e montagem de todas elas.
Em Quatis, a sala está instalada, desde que chegou ao município, no Hospital São Lucas, o único da cidade e com o qual a prefeitura mantém convênio. Conforme explicações de Cláudia Monteiro, a sala de estabilização é utilizada para que os pacientes com complicações graves e que necessitem de atendimento rápido e eficiente, tenham acesso a toda a estrutura do espaço.
“Como a prioridade do serviço de saúde é, sempre, salvar vidas, o socorro tem que ser feito rapidamente. Em casos de pacientes vítimas de infarto e Acidente Vascular Cerebral, por exemplos, a sala de estabilização será muito bem utilizada para proteger a vida dessas pessoas”, destacou ela.
“O hospital registra muitos casos de infarto e AVC, por exemplo, e esses pacientes precisam ser atendidos com brevidade, para que os primeiros socorros sejam eficientes”. |
A capacitação aconteceu nesta quinta-feira, dia 28, nas dependências do Hospital São Lucas e participaram 06 profissionais do município.
Os participantes receberam Kits que foram entregues pela empresa especializada em Inteligência e Simulação em Saúde, BERKELEY que também enviou profissionais e instrutores altamente qualificados para ministrar o curso.
Sala de Estabilização - SE
A Sala de Estabilização - SE é a estrutura que funciona como local de assistência temporária e qualificada para estabilização de pacientes críticos/graves, para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.
Quatis agora tem profissionais ainda mais capacitados para proporcionar qualidade de vida e segurança a você.
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS
ww.acomvirtual.blogpost.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário