segunda-feira, 4 de junho de 2012

Plantando o Futuro


Crianças de até 3 anos de idade participaram na manhã desta segunda-feira, dia 4, do lançamento do projeto Plantando o Futuro.O plantio de mudas  marcou  também o início das atividades que comemorarão a Semana do Meio Ambiente no município. A abertura, que contou com a presença do prefeito José Laerte d’Elias e secretários municipais, foi feita no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Adriana Maria de Souza Cruz.



"Para o prefeito, ensinar preservação ambiental é mostrar que cada um precisa cuidar do seu lixo, manter as torneiras de casa bem fechadas e pode até plantar uma árvore, para ajudar a melhorar o clima no mundo. “Este terreno que está recebendo essas árvores hoje, por exemplo, poderá se transformar em uma área de preservação ambiental. Pássaros voltarão a habitar este espaço, será uma escola cheia de natureza”, disse José Laerte.
    


Ao todo, 30 mudas de árvores nativas foram plantadas na nova creche do município. O plantio foi planejado e acompanhado por uma empreiteira para evitar danos físicos à construção, devido a fatores como encanamento e fiação elétrica.

As crianças participaram e ficaram o tempo todo atentas às falas das autoridades. Os pequenos  surpreenderam os presentes com aplausos espontâneos.

“Este plantio vai trazer à creche o microclima, uma área relativamente pequena, cujas condições atmosféricas diferem da zona exterior. E o que é isso? É sombra e melhor qualidade de vida para as crianças, que são as sementes de Quatis e nossas árvores de amanhã”, disse o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Fábio Carvalho.




SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Organizadas pelas secretarias de Educação e Meio Ambiente, as atividades, que acontecem para marcar o Dia do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira, dia 5 de junho, têm o objetivo de levar aos moradores da cidade informações sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Nesta terça, a partir das 9 e meia da manhã, alunos do 6° ao 9° anos da rede municipal de ensino assistirão ao vídeo Caminho da Água. Depois, uma peça teatral, no coreto da Praça Getúlio Vargas, alertará sobre a importância dos cuidados com o tratamento de resíduos sólidos e mostrará que cada um pode fazer um pouquinho na preservação do meio ambiente.




Cada  funcionário que plantou a árvore recebeu um certificado de participação assinado pelo Prefeito José Laerte d’Elias.
                                   


“A ideia é mostrar aos estudantes, de forma lúdica, que é possível cuidar do ambiente que vivemos de forma sustentável e ajudar assim, na preservação. O teatro é uma maneira simples e didática de apresentar isso e, mais importante,
atrai a atenção dos adolescentes”, frisou a secretária de Educação, Aldjane Prata.

   Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro


Na sabedoria da cultura popular a pessoa pode morrer em paz depois que tiver completado sua missão na terra: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Tudo no seu tempo. Esse é outro clichê dos bons.
O reflorestamento, com toda essa história de aquecimento global, é um assunto que está na moda. No caso, muita gente teria morrido sem descansar em paz, porque essa atitude ecologicamente responsável é uma daquelas que todo mundo acha bonito fazer mas quase ninguém faz, diante disso vemos a importância do projeto PLANTANDO O FUTURO  que  traz consigo uma série de benefícios ambientais, como a preservação de cursos de água, conservação da biodiversidade (restaurando o habitat de várias espécies de flora e fauna e possibilitando o intercambio genético.

Benefícios do plantio de árvores em ambientes



Redução do sol direto – o sol forte é tomado como um dos grandes problemas da maioria das ruas brasileiras, tornando pouco cômodo o passeio em ruas, que chegam a temperaturas e desconfortos insuportáveis na ausência de árvores.
Maior conforto térmico – pode parecer que é uma afirmação precipitada, mas não. Há uma regulação térmica das altas temperaturas. Isso se deve ao calor latente necessário para a evaporação da água da superfície das folhas. É um efeito semelhante ao do nebulizador ou do climatizador.
* aumento da umidade relativa do ar – o ar excessivamente seco é uma das maiores causas de problemas respiratórios, além de problemas de pele. O ar seco favorece a permanência da poeira no ar, além de secar as vias respiratórias, sendo péssimo para pessoas com alergias. A evaporação da água da superfície das folhas das árvores, aumenta a umidade relativa do ar, no local onde ela se situa, o que pode ser muito benéfico.
* atenuação sonora – é um fato cuja eficácia ainda não foi medida. Mesmo assim, há de fato uma redução das ondas sonoras, causada pelas folhas das árvores.
* proteção no início de chuvas – no início das chuvas, a maior parte da água fica retida nas folhas da árvore, podendo servir de proteção. Só protege nos momentos iniciais da chuva, mas muitas vezes é o tempo de encontrarmos um abrigo seguro.




Plante uma árvore você também!!

Acom Virtual
www.acomvirtual.blogspot.com[


Nenhum comentário:

Postar um comentário