sexta-feira, 29 de junho de 2012
ESTADO CAPACITA PROFISSIONAIS DAS SALAS DE ESTABILIZAÇÃO
Municípios de todo o estado receberam as aulas em Quatis, no dia 28
Cerca de 30 médicos e enfermeiros participaram esta semana, de um curso de capacitação para atuarem em salas de estabilização. O curso, oferecido pela secretaria de Estado de Saúde, foi realizado em Quatis, para profissionais de Mangaratiba, Parati, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Flores e Porto Real, além dos do próprio município.
“A cidade de Quatis foi escolhida porque, dentre as que não receberam a capacitação, é a única que ainda não estava utilizando a sala de estabilização, justamente pela falta deste curso”, informou a secretária de Saúde do município, Cláudia Monteiro, detalhando que, de acordo com informações do Governo do Estado, os profissionais estão sendo trazidos pra cá para que não haja transtornos, caso alguém necessite de atendimento nas salas durante o curso de capacitação, realizado dentro das próprias salas.
A sala de estabilização foi entregue ao prefeito José Laerte d’Elias em setembro do ano passado, pelo governo do Estado, dentro do Programa Estadual de Salas de Estabilização. Ao todo, 56 exemplares foram entregues a 55 municípios do estado. As salas contam com equipamentos para garantir a estabilidade de pacientes até que os mesmos possam ser removidos para hospitais que tenham mais recursos para atendimento.
“A nossa preocupação é, sempre, salvar vidas”
Os espaços, montados pelas secretarias municipais de Saúde em hospitais ou unidades de saúde que prestam serviço 24 horas, têm leito completo, que inclui maca, cama elétrica, cardioscópio, respirador, monitor multiparâmetro, desfibrilador e carrinho de parada, entre outros equipamentos. Segundo dados do governo do Estado, em cada sala foram investidos 111 mil reais, totalizando 6,2 milhões para a aquisição e montagem de todas elas.
Em Quatis, a sala está instalada, desde que chegou ao município, no Hospital São Lucas, o único da cidade e com o qual a prefeitura mantém convênio. Conforme explicações de Cláudia Monteiro, a sala de estabilização é utilizada para que os pacientes com complicações graves e que necessitem de atendimento rápido e eficiente, tenham acesso a toda a estrutura do espaço.
“Como a prioridade do serviço de saúde é, sempre, salvar vidas, o socorro tem que ser feito rapidamente. Em casos de pacientes vítimas de infarto e Acidente Vascular Cerebral, por exemplos, a sala de estabilização será muito bem utilizada para proteger a vida dessas pessoas”, destacou ela.
“O hospital registra muitos casos de infarto e AVC, por exemplo, e esses pacientes precisam ser atendidos com brevidade, para que os primeiros socorros sejam eficientes”. |
A capacitação aconteceu nesta quinta-feira, dia 28, nas dependências do Hospital São Lucas e participaram 06 profissionais do município.
Os participantes receberam Kits que foram entregues pela empresa especializada em Inteligência e Simulação em Saúde, BERKELEY que também enviou profissionais e instrutores altamente qualificados para ministrar o curso.
Sala de Estabilização - SE
A Sala de Estabilização - SE é a estrutura que funciona como local de assistência temporária e qualificada para estabilização de pacientes críticos/graves, para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.
Quatis agora tem profissionais ainda mais capacitados para proporcionar qualidade de vida e segurança a você.
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS
ww.acomvirtual.blogpost.com
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Preservação do Rio Preto
CONVITE ESPECIAL
No próximo sábado, dia 7, 15 horas, tem a 7ª Missa na Ilha do Colibri, realizada com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do Rio Preto. A missa é uma parceria entre as prefeituras de Quatis e Passa Vinte. Segundo os organizadores, a ideia é futuramente transformar este evento em um culto ecumênico. “A preservação ambiental é uma obrigação de todos nós, não só de católicos ou evangélicos”, disse uma das organizadoras do encontro, dona Graça d’Elias.
O RIO PRETO
Rio que nasce no Pico das Agulhas Negras e desemboca no Rio Paraibuna.
Possui 200 km
de extensão e é a divisa natural entre os Estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais, banhando as regiões Sul Fluminense, Sul de Minas e o sul da Zona da Mata. Apresenta águas escuras e frias, e com vegetação abundante junto às margens.
Durante seu percurso encontram-se praias, corredeiras, piscinas naturais e
quedas d'água propícias a banhos, além de
ilhas e ilhotas, bancos de areia e rochas em seu leito, destacando-se o
Escorrega, o Poção da Maromba e a Cachoeira da Fumaça, no Distrito de mesmo
nome. É navegável em alguns trechos por pequenas embarcações. É um rio bastante
piscoso, sendo a pesca de linha a mais comum.
O RIO PRETO GRITA EM ALTO E BOM SOM
Rio Preto, dos nossos primeiros anos.
Rio Preto, das nossas primeiras letras.
Rio Preto, dos nossos primeiros medos.
Rio Preto, das nossas primeiras aventuras.
Rio Preto, dos nossos primeiros amores
poema do Rio
O rio que corre, às vezes tão magro que lhe podemos ver as entranhas, às vezes tão gordo que reclama mais espaço, aqui, bem no meio de nós, parece, às vezes, tão perto, que o confundimos com alguém da família. Vem, não se sabe, de onde e vai para, sabe-se lá, que lugar. Afinal, que importa? Indo ou vindo, ele sempre está aqui, junto de nós, todo dia, tão certo quanto o sol de cada manhã.
Dizem que vem do alto. Do Pico das Agulhas Negras, desce até nós, aos quatrocentos, de mais de dois mil metros de altura, e segue seu caminho, até entregar suas águas ao mar, a Cota Zero. Recebendo, até lá, outros nomes, Paraibuna e Paraíba, dá-nos a lição da força que vem da união. Paraibuna não devia ser, porque sendo maior e desviando o curso do outro, devia continuar com seu nome, até chegar ao maior, o Paraíba do Sul. Mas – quê importa? – o que vale é chegar lá.
Dizem, também, que não vem só de um lugar. Que vem, também, do Chora, do Funil, de Conservatória, das Três Cruzes, de Ipiabas e de Juiz de Fora. Sabe lá Deus de quantos e quão diferentes lugares. É certo. Como todos os seres vivos, vem de muitos lugares, mas, depois da união de todos, acaba em só um.
Tão perto de nós, parece um de nós. Mesmo que grite e chore, ainda que peça e implore, não lhe damos ouvidos, não lhe damos atenção. É explorado, para nos dar o que tem de melhor – a água, os peixes, a areia, a beleza – e recebe de nós o que temos de pior – nossas fezes, nossa urina, nosso lixo, nosso desprezo – e leva tudo, sem protesto, para longe de nós.
Tão perto de nós, ainda assim, vem de longe. Se leva para outros lugares o que não queremos perto de nós, traz pra cá o que não querem os outros perto deles. Nem assim nos damos conta de que, se nos agride, vez ou outra, invadindo nossas ruas, nossas casas, não é vingança, não é revide; ele só está ocupando o lugar, invadido por nós, que lhe pertence, por ordem da natureza. Nem assim nos damos conta de que, roubando dele o agasalho que dá alento às suas mil fontes, estamos minguando, a olhos vistos, sua seiva. Da mesma forma, se tivesse onde se agarrar, em suas bordas, se lhe aplacaria a raiva; mas lhe pelamos os cílios protetores.
Dizem os entendidos que, um dia, por aqui, havia tantas, mas tantas, matas, que elas, desafiando o poder do sol, se debruçavam sobre minas e cursos d’água, na ânsia de protegê-los. Os nativos, integrados ao, até então, protegido e preservado ecossistema, deram ao rio o nome que a eles parecia: rio preto. O rio Preto, de ontem, era claro, transparente, inocente. Preto, de tão limpo.
O rio Preto, de hoje, está sujo, poluído, incompreendido e desprotegido. Preto, de tão sujo, poluído pelos nossos esgotos, pelos nossos últimos anos, pelas nossas últimas letras, pelos nossos últimos medos, pelas nossas últimas aventuras, pelos nossos últimos amores.
Fonte: http://www.riopreto-mg.com
O nosso rio Preto pede socorro!
O nosso rio Preto pede socorro!
Junte-se a nós, preserve o Rio Preto !
www.acomvirtual.blogspot.com
segunda-feira, 25 de junho de 2012
PREFEITURA CERTIFICA PARTICIPANTES DE JORNADA LGBT
Em cerimônia, Governo do Estado foi representado por SUPEDIR
O prefeito José Laerte
d’Elias e o vice-prefeito Hélio Ricardo, certificaram na noite desta sexta-feira, dia 22, os cerca de 250 servidores públicos municipais que participaram da 1ª. Jornada de Cidadania LGBT, realizada pela prefeitura, por meio de uma parceria entre as secretarias municipal e estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.
A jornada, realizada entre os meses de abril e junho, teve como objetivo capacitar profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social para lidar com o público LGBT, sigla para lésbicas, gays, bissexuais e transexuais. As aulas abordaram formas de tratamento, identificação, atendimento e questão de legislação.
“Um passo como este, em um município tão pequeno como Quatis é uma quebra de paradigma nunca antes vista, é a concretização de mais uma política pública de direito. Isso porque homossexuais não querem ser aceitos, querem ser respeitados, e capacitar é ensinar este respeito, é mostrar a eles o exercício da cidadania para com a população”, destacou o vice-prefeito Hélio Ricardo.
O Governo do Estado foi representado na cerimônia de certificação pelo superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento. Segundo ele, a iniciativa de trazer para Quatis a Jornada LGBT coloca o município em uma posição à frente de todos os outros municípios do estado.
“Quatis não é só uma Cidade Educadora. Quatis agora é uma cidade inspiradora, porque depois desta jornada aqui, diversos municípios, inspirados por esta iniciativa, se interessaram pela capacitação. O resultado dessa inspiração são doze cidades do estado realizando a mesma jornada, a partir do mês de julho”, disse ele, que entregou ao prefeito José Laerte e ao vice, Hélio Ricardo, uma homenagem oferecida pelo Governo do Estado, por meio do programa Rio Sem Homofobia, pela iniciativa de inaugurar o projeto Jornada da Cidadania LGBT.
QUATIS CIDADE INSPIRADORA
Para o prefeito José Laerte, a mudança que esta capacitação traz para o município é silenciosa e não tem como ser medida. “Essa mudança não pode ser medida pelas obras feitas, mas pelo novo comportamento das pessoas, pelo estímulo à busca do conhecimento que nasce no povo”, explicou. “Quatis está fazendo a diferença nesta região, está transformando. E essa transformação só é possível pela Educação, que não se adquire na escola, mas no dia a dia, na vida”, acrescentou José Laerte.
Após a certificação dos servidores, a plateia assistiu a um show da cantora Jane di Castro.
www.acomvirtual.blogspot.com
ACOM VIRTUAL
quinta-feira, 21 de junho de 2012
VIVER MELHOR
QUATIS PROMOVE BAILE PARA IDOSOS DO VIVER MELHOR
Cerca de 500 pessoas são esperadas para o evento nesta quarta-feira, dia 20
A prefeitura de Quatis, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Estado e com a Fecaerj, a Federação dos Clubes e Associações do Estado do Rio de Janeiro, promoveu nesta quarta-feira, dia 20, um baile para os idosos atendidos no programa Viver Melhor.
Aproximadamente 500 pessoas participaram do evento, que recebeue participantes do Viver Melhor dos municípios de Barra do Piraí, São João do Meriti, Queimados e Rio de Janeiro.
“Esse tipo de atividade ajuda no processo de socialização entre os idosos. Esse é um momento de trocas de experiências e de conhecimento, além da diversão fornecida pela Banda Caribe, que veio do Rio de Janeiro com todos os gêneros musicais e animou a festa.
O baile é realizado periodicamente pela Secretaria de Estado, a Fecaerj e as prefeituras que têm o programa Viver Melhor. Cada edição acontece em uma cidade diferente.
Em Quatis, o programa Viver Melhor oferece ginástica e hidroginástica aos idosos. Segundo informações da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a partir do próximo mês, estarão disponíveis aos idosos, oficina da memória e dança de salão. Mais de 100 idosos são atendidos três vezes por semana no Viver Melhor.
Para o prefeito José Laerte d’Elias, promover este baile é promover alegria. “Esse tipo de atividade é mostrar que há reconhecimento aos cidadãos de Quatis. Nossos idosos merecem e precisam de diversão, cultura e entretenimento”, disse José Laerte.
O baile acontece na tarde desta quarta, no Clube Náutico Quatiense.
Ao caminhar eu aprendi que a felicidade a gente encontra ao dividir. |
Os que se amam profundamente, jamais envelhecem;
podem morrer de velhice, mas morrem jovens.
Martinho Luteropodem morrer de velhice, mas morrem jovens.
Confira alguns momentos do nosso evento.
Fiquem ligados no nosso blog, tem muita novidade chegando ai....
ACOM VIRTUAL
www.acomvirtual.blogspot.com
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Vídeo obras
Aumente o som e confira as obras que estão em execução e que foram concluídas pela Prefeitura Municipal de Quatis.
www.acomvirtual.blogspot.com
CAMPEONATO DE FUTEBOL
CAMPEONATO DE FUTEBOL TEVE VENCEDOR NESTE DOMINGO
Último jogo teve mais de 400 pessoas na plateia
Neste domingo, dia 17, foi realizada a final do Campeonato Interno de Futebol de Campo Veterano, que teve como campeão o time Copo Duplo. Promovido pela prefeitura de Quatis, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, o último jogo foi disputado contra a equipe Asa Branca, no Campo do Quatis Futebol Clube, e o placar foi de 6 a 3. Cerca de 400 pessoas prestigiaram o evento.
“O campeonato deste ano atingiu nossas expectativas. Não houve problemas como brigas durante os jogos, foi um evento para a família. Isso nos dá confiança para realizarmos campeonatos cada vez melhores no município”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Vagner.
O objetivo do campeonato, que já virou tradição na cidade, é promover o esporte e seu poder de interação. A competição também é um momento de reencontros entre amigos, praticantes de futebol, que viam na falta de tempo um empecilho para voltar ao esporte.
Para o prefeito José Laerte d’Elias, incentivar o esporte traz bons resultados. “Promover eventos e jogos que estimulem a população, principalmente as crianças, a praticar esportes traz diversos benefícios para a saúde, para o corpo e para a mente”, comentou. “O Campeonato de Futebol é uma atividade agradável e tradicional na cidade, que toda a família pode participar”, disse o prefeito, que assistiu ao jogo e entregou o troféu aos vencedores.
O Campeonato Interno de Futebol de Campo Veterano começou no mês de abril. Os jogos aconteceram sempre aos domingos.]
Em breve novas fotos aqui no nosso blog.
www.acomvirtual.blogspot.com
ACOM VIRTUAL
terça-feira, 19 de junho de 2012
Resultado da enquete
Perguntamos aos leitores deste blog, qual deve ser a prioridade da Prefeitura Municipal de Quatis?
A enquete apontou DESENVOLVIMENTO em primeiro lugar com 38% e em segundo lugar saúde com 22%.
As opções foram:
Saúde
Educação
Cultura e lazer
Ação Social
Esporte
Estrutura
Desenvolvimento
A enquete apontou DESENVOLVIMENTO em primeiro lugar com 38% e em segundo lugar saúde com 22%.
Esta enquete não tem valor científico, mas nos ajuda a melhorar a qualidade de vida do cidadão quatiense.
Continue interagindo conosco!!
ACOM VIRTUAL
www.acomvirtual.blogspot.com
Postado por Ivan
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Quatis presente no RIO+20
Quatis presente no RIO+20
Município apresenta suas ações de sustentabilidade
Carlos Minc ( Secretário de Meio Ambiente Estadual ) |
Adriana Scorzelli Rattes (Secretária de Cultura do estado Rio de Janeiro) |
Quatis - O Programa Recicla Quatis, idealizado e mantido pelo governo municipal, foi o principal assunto da conversa entre o prefeito José Laerte d’Elias e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, que tomou conhecimento que em Quatis, o lixo tem 100% de aproveitamento.
A conversa aconteceu na última quarta-feira, 13, no estande do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde aconteceu a abertura oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que está sendo será realizada na cidade do Rio de Janeiro até o dia 22 de junho, com o objetivo de renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
“Quatis é um município em desenvolvimento e estamos nos desenvolvendo com responsabilidade, temos um compromisso com as futuras gerações,” disse Jose Laerte a Presidente do Inea. Ele explicou que o programa funciona da seguinte forma: a Prefeitura distribui nas casas dois sacos de 100 litros por mês. Uma vez por semana o caminhão do Programa de Reciclagem faz o recolhimento em cada bairro do município. Mensalmente é recolhida uma média de 15 toneladas de lixo por mês. A destinação final é feita pela empresa "Lixo Limpo", que ganhou um leilão por pagar mais pelo lixo reciclável ainda misturado.
“Estamos preparando agora uma nova fase de educação ambiental, de porta em porta, com ciclo de palestras em todo o município, principalmente nas escolas”, contou o prefeito acrescentando que uma pesquisa realizada no Centro da cidade apontou que o programa Recicla Quatis tem 80% de aceitação e participação. “Somente em 2011 foram recolhidos e destinados a reciclagem, 120 toneladas de resíduos, o que mostra que o nosso objetivo de dar destinação adequada aos resíduos sólidos atendendo as legislações existentes vem dando resultado. Nossa meta é a Educação com vistas a sustentabilidade”, concluiu José Laerte.
Pavilhão do Governo do estado |
Pavilhão - O estande foi um dos mais criativos e mais bonitos da conferência, sendo elogiado até pela Presidente Dilma. O pavilhão do governo do estado foi feito com caixotes do CEASA e todo decorado com objetos e moveis feito com material reciclado como os puffs coloridos feitos de pneus velhos que foram colocados na recepção. Foi de fato o pavilhão mais ecológico, disse Carlos Minc.
puffs feitos de pneus usados |
O RIO DE JANEIRO É O PRIMEIRO ESTADO A TER O BOLSA VERDE
O que é o Programa Bolsa Verde?
O Programa Bolsa Verde faz parte do Plano Brasil sem Miséria e seu nome oficial é Programa de Apoio à Conservação Ambiental.
O Programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e possui vários parceiros.
Quais são os objetivos do Bolsa Verde?
Os objetivos do Programa são:
• Incentivar a conservação dos ecossistemas, entendida como sua manutenção e uso sustentável
• Promover a cidadania;
• Melhorar as condições de vida e elevar a renda população beneficiária; e
• Incentivar a participação de seus beneficiários em ações de capacitação ambiental, social, educacional, técnica e profissional.
Fiquem ligados no blog e confiram todas as novidades!!!
Quatis ACOM VIRTUAL
www.acomvirtual.blogspot.com
CONTRATO PREVÊ INVESTIMENTOS EM TODO O ESTADO
CONTRATO PREVÊ INVESTIMENTOS EM TODO O ESTADO
Prefeito José Laerte marca presença em cerimônia de assinatura entre governos Federal e Estadual
O prefeito de Quatis, José Laerte d’Elias, compareceu nesta quarta-feira, dia 12, à cerimônia de assinatura do contrato de financiamento solicitado ao Banco do Brasil pelo governo do estado do Rio de Janeiro. Assinaram o documento a presidente Dilma Roussef e o governador do estado, Sérgio Cabral Filho, em evento realizado no Palácio Guanabara, na capital fluminense.
O contrato, no valor de R$ 3,645 bilhões, prevê obras de infraestrutura urbana e de mobilidade, dentro do Pró-Cidades, o Programa de Melhoria da Infraestrutura Rodoviária e Urbana e da Mobilidade das Cidades. Ao todo, 14 projetos receberão investimentos.
De acordo com a presidente Dilma Roussef, a assinatura do convênio foi possível graças às condições que o Brasil apresenta para superar a atual turbulência econômica e financeira internacional.
Todos os municípios do estado serão beneficiados pelos investimentos, voltados para melhorias nas condições do meio ambiente, do saneamento e de infraestrutura, gerando empregos e resolvendo problemas sociais.
Dos 92 prefeitos do estado, 86 compareceram à cerimônia de assinatura do contrato, realizada no palácio Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro. Para o prefeito José Laerte a assinatura do contrato foi importante porque trará reflexos novos e positivos ao desenvolvimento do município de Quatis.
“Há muitas conquistas recentes para o município. Postos de saúde, áreas de lazer, o prédio da prefeitura e a nova ponte sobre o rio Paraíba são algumas das obras que estão sendo realizadas, para garantir a qualidade de vida da população. E tudo isso está sendo feito, apesar de o município ter um dos menores orçamentos do Estado do Rio”, lembrou José Laerte.
QUATIS ACOM VIRTUAL
www.acomvirtual.blogspot.com
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Diário do vale
Centro Administrativo de Quatis deve ser inaugurado até setembro
Confira a matéria completa aqui DIÁRIO DO VALE
QUATIS ACOM VIRTUAL
www.acomvirtual.blogspot.com
Publicado em 2/6/2012, às 16h21 | |||||
Última atualização em 2/6/2012, às 16h21 | |||||
|
QUATIS ACOM VIRTUAL
www.acomvirtual.blogspot.com
VERBA DE AUTONOMIA
ESCOLAS RECEBEM VERBA DE AUTONOMIA
Cheques foram entregues pelo prefeito aos diretores das unidades
O prefeito José Laerte d’Elias, o vice, professor Hélio Ricardo e a secretária de Educação, Aldjane Prata, entregaram na manhã desta terça-feira, dia 12, aos diretores das 13 escolas do município, os cheques destinados às despesas de pequena monta. A iniciativa cumpre a Lei 740, que prevê repasse a todas as escolas da rede municipal de ensino, de verba proporcional ao número de alunos.
Criada no fim de 2011, a Lei 740 institui o suprimento de recursos às escolas, para custear despesas de manutenção, conservação de prédio, pequenos reparos das dependências escolares, aquisição de material de consumo necessário ao funcionamento da escola e desenvolvimento de atividades educacionais diversas.
“Este é um gesto, é a inovação em gestão educacional, que não é realizado em nenhum outro município no Sul Fluminense. É o início de um processo de autonomia, que, na prática, auxilia a administração municipal na gestão dos recursos públicos”, disse Hélio Ricardo.
De acordo com dados da secretaria de Educação, o CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias, a maior do município, receberá mais que o valor repassado pelo Governo Federal pelo PDDE, o Programa Dinheiro Direto na Escola, criado em 1995, que presta assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica. No ano de 2011, foram destinados 1,5 bilhão de reais ao programa.
“A prefeitura repassará ao CIEP, em um ano, 8 mil reais, que é mais que o dobro do que o Ministério da Educação destina a ele. Esta medida é um importante passo na autonomia das escolas”, disse a secretária de Educação, Aldjane Prata. Para ela, não há meios de retrocesso nesta iniciativa. “E quando não há retrocesso, se cria Educação”, completou.
Os diretores das escolas, responsáveis pelo gerenciamento da verba, cumprem prazos e prestam contas dos gastos efetuados à Controladoria Geral do Município. Caso a verba não seja utilizada, o valor é devolvido ao município.
Para o prefeito, este é mais um ato de emancipação. “Cada ação que a prefeitura faz é um passo que auxilia no processo de consolidação da emancipação do município. Este, que visa à autonomia das unidades de Educação, ajuda nesta consolidação e é mais uma ação de uma Cidade Educadora”, lembrou José Laerte.
Fiquem ligados no nosso blog.
QUATIS ACOM VIRTUAL
Assinar:
Postagens (Atom)