PRODUTOR MIRIM BENEFICIA MAIS DE 60 ADOLESCENTES EM QUATIS
Projeto tem duração de 12 meses e oferece aulas de diversos assuntos
PRODUTOR MIRIM NA TV BANDEIRANTES
Making off da gravação
"Aqui eles não aprendem somente sobre cultivo, hortaliças e meio ambiente. Os jovens têm acesso a informações fundamentais para seu crescimento pessoal e profissional"
Produtor Mirim
A prefeitura de Quatis, por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos e Desenvolvimento Rural, mantém o projeto Produtor Mirim. Com o objetivo de capacitar os participantes em atividades ligadas à produção agrícola, o programa dura 1 ano e atende a cerca de 60 adolescentes, com idade entre 14 e 18 anos.
.
“A ideia é promover o desenvolvimento de ações responsáveis de consciência crítica, favorecer trocas sociais e afetivas entre os componentes, fomentar as potencialidades de cada jovem, proporcionar auto estima e fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, enumerou o coordenador do projeto e vice-prefeito, professor Hélio Ricardo.
A agenda do programa é extensa e inclui matérias de técnica em agrícola, com aulas de jardinagem, horta, produção de mudas e arborização; e meio ambiente, onde os alunos estudam sobre água, ar, camada de ozônio, queimadas, resíduos sólidos urbanos e reciclagem.
Os adolescentes têm ainda aulas de vida coletiva, sexualidade, drogas, higiene corporal e bucal, cuidados pessoais, violência e suas expressões, ética e cidadania, cultura, relações e direitos humanos e orientação vocacional.
Outro estímulo aos adolescentes e jovens do município é a ajuda de custo mensal, oferecida pela prefeitura. O valor, de 4 UFQs, a Unidade Fiscal de Quatis, chega a 82 reais.
De acordo com o coordenador do programa, há regras para ingressar no Produtor Mirim. “Os jovens atendidos são os que passaram por algum tipo de risco social ou pessoal, como estado de vulnerabilidade e direitos violados, por exemplo”, explicou Hélio Ricardo.
Os alunos fazem parte das famílias cadastradas no CadÚnico, o Cadastro Único do governo Federal. Para chegar ao programa, os interessados são encaminhados dos CRAS ou CREAS, os Centros de Referência de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social,
respectivamente. Também encaminham interessados, as escolas municipais, o Conselho Tutelar ou o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, com base na prevenção, promoção e inclusão social.
”Proporcionar oportunidade para adolescentes do município é necessário, porque ocupá-los com atividades que lhes dão conhecimentos e os capacitam é investir em educação, em crescimento e qualidade de vida”, disse o prefeito José Laerte d’Elias.
As aulas do Produtor Mirim, para jovens atendidos pelos CRAS do Centro e do bairro Jardim Independência, são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, em dois turnos: das 8h às 11h da manhã, e entre 13h30 e 16h30. Em São Joaquim e Santana, as aulas acontecem às quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 11h. Como a região de Falcão e Joaquim Leite ainda não possui um CRAS, os jovens são atendidos nos mesmos dias e horários dos adolescentes do CRAS Centro.
Fiquem ligados no nosso blog.
ACom Virtual
Blog oficial - www.acomvirtual.blogspot.com
Quatis - RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário