quarta-feira, 30 de maio de 2012

Produtor Mirim grava para Tv Bandeirantes

PRODUTOR MIRIM BENEFICIA MAIS DE 60 ADOLESCENTES EM QUATIS
Projeto tem duração de 12 meses e oferece aulas de diversos assuntos


PRODUTOR MIRIM NA TV BANDEIRANTES



Professor Hélio Ricardo, a repórter Thaissa e a Assessora de Imprensa Flávia Anastácio.

No dia 29 de maio, o professor Hélio Ricardo, gravou uma entrevista para a TV BANDEIRANTES , onde explicou com propriedade sobre um dos principais projetos de inclusão social para adolescentes de
baixa renda de Quatis.

Making off da gravação

"Aqui eles não aprendem somente sobre cultivo, hortaliças e meio ambiente. Os jovens têm acesso a informações fundamentais para seu crescimento pessoal e profissional"




Produtor Mirim

A prefeitura de Quatis, por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos e Desenvolvimento Rural, mantém o projeto Produtor Mirim. Com o objetivo de capacitar os participantes em atividades ligadas à produção agrícola, o programa dura 1 ano e atende a cerca de 60 adolescentes, com idade entre 14 e 18 anos.
.


“A ideia é promover o desenvolvimento de ações responsáveis de consciência crítica, favorecer trocas sociais e afetivas entre os componentes, fomentar as potencialidades de cada jovem, proporcionar auto estima e fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, enumerou o coordenador do projeto e vice-prefeito, professor Hélio Ricardo.



A agenda do programa é extensa e inclui matérias de técnica em agrícola, com aulas de jardinagem, horta, produção de mudas e arborização; e meio ambiente, onde os alunos estudam sobre água, ar, camada de ozônio, queimadas, resíduos sólidos urbanos e reciclagem.
Os adolescentes têm ainda aulas de vida coletiva, sexualidade, drogas, higiene corporal e bucal, cuidados pessoais, violência e suas expressões, ética e cidadania, cultura, relações e direitos humanos e orientação vocacional.
Outro estímulo aos adolescentes e jovens do município é a ajuda de custo mensal, oferecida pela prefeitura. O valor, de 4 UFQs, a Unidade Fiscal de Quatis, chega a 82 reais.
De acordo com o coordenador do programa, há regras para ingressar no Produtor Mirim. “Os jovens atendidos são os que passaram por algum tipo de risco social ou pessoal, como estado de vulnerabilidade e direitos violados, por exemplo”, explicou Hélio Ricardo.
Os alunos fazem parte das famílias cadastradas no CadÚnico, o Cadastro Único do governo Federal. Para chegar ao programa, os interessados são encaminhados dos CRAS ou CREAS, os Centros de Referência de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social,
respectivamente. Também encaminham interessados, as escolas municipais, o Conselho Tutelar ou o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, com base na prevenção, promoção e inclusão social.
”Proporcionar oportunidade para adolescentes do município é necessário, porque ocupá-los com atividades que lhes dão conhecimentos e os capacitam é investir em educação, em crescimento e qualidade de vida”, disse o prefeito José Laerte d’Elias.
As aulas do Produtor Mirim, para jovens atendidos pelos CRAS do Centro e do bairro Jardim Independência, são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, em dois turnos: das 8h às 11h da manhã, e entre 13h30 e 16h30. Em São Joaquim e Santana, as aulas acontecem às quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 11h. Como a região de Falcão e Joaquim Leite ainda não possui um CRAS, os jovens são atendidos nos mesmos dias e horários dos adolescentes do CRAS Centro.

Fiquem ligados no nosso blog.

ACom Virtual
Blog oficial - www.acomvirtual.blogspot.com
Quatis - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário