GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO, É POSSÍVEL?
A Prefeitura Municipal de Quatis mostra que é possível e mostra também como a Gestão de Pessoas no Serviço Público faz toda diferença.
Confira uma entrevista com a Coordenadora de Gestão de Pessoas da PMQ, Leiliane
Moraes, e entenda porque o serviço implantado melhorou a qualidade de vida dos
servidores públicos da cidade e consequentemente o atendimento ao munícipe
quatiense.
Gestão de Pessoas da Prefeitura Municipal de Quatis
Blog Acom - Qual o conceito de Gestão de Pessoas?
Leiliane Moraes - Orientar e gerenciar o comportamento humano nas organizações seja no âmbito político, ideológico ou social, de maneira estratégica, onde as pessoas constituem o mais importante recurso da organização.
BA - Quando foi implantada a CGP na Prefeitura Municipal de Quatis?
LM- Em 2010, graças à visão do nosso gestor maior em querer proporcionar aos Servidores Públicos de Quatis a tão sonhada valorização, por reconhecer a importância de cada um para o sucesso das ações propostas para o desenvolvimento da cidade.
LM- Em 2010, graças à visão do nosso gestor maior em querer proporcionar aos Servidores Públicos de Quatis a tão sonhada valorização, por reconhecer a importância de cada um para o sucesso das ações propostas para o desenvolvimento da cidade.
BA - No setor Público, a gestão de pessoas é uma inovação. Quais são seus maiores desafios diante de uma Coordenadoria de Gestão de Pessoas no serviço público?
LM- O maior desafio para Gestão de Pessoas, seja no âmbito público ou privado, é sensibilizar os gestores do alto escalão sobre a importância que as pessoas exercem na organização, bem como sobre as mudanças de comportamentos e atitudes imprescindíveis para o sucesso tanto da pessoa quanto da organização.
LM- O maior desafio para Gestão de Pessoas, seja no âmbito público ou privado, é sensibilizar os gestores do alto escalão sobre a importância que as pessoas exercem na organização, bem como sobre as mudanças de comportamentos e atitudes imprescindíveis para o sucesso tanto da pessoa quanto da organização.
BA- Quais os benefícios que a CGP trás ao Servidor?
LM- Além de proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável e favorável às práticas da qualidade de vida, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas nasceu para capacitar, treinar, incentivar, investir, beneficiar, cuidar, desenvolver e valorizar o Servidor Público de Quatis, através de ações estratégicas, onde cada Servidor tenha o direito de se manifestar.
LM- Além de proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável e favorável às práticas da qualidade de vida, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas nasceu para capacitar, treinar, incentivar, investir, beneficiar, cuidar, desenvolver e valorizar o Servidor Público de Quatis, através de ações estratégicas, onde cada Servidor tenha o direito de se manifestar.
BA- Quais são as ações promovidas pela coordenadoria de Gestão de Pessoas?
LM- Hoje estamos trabalhando com 17 ações oriundas da Pesquisa de Clima Organizacional realizada em 2011, entre elas a festa de aniversário dos Servidores que acontece todos os meses em parceira com a CDL local, que oferece presentes aos Servidores; a troca da cesta básica pelo cartão alimentação para aproximadamente 500 Servidores moradores de Quatis e beneficiados pelo programa, que poderá movimentar cerca de R$ 40 mil/mês na economia da cidade; a EJA Especial para os Servidores que possuem ensinos incompletos e buscam a certificação ou desejam ingressar em uma faculdade através do ENEM; a implantação da Caixa de Sugestões, Críticas e Opiniões, denominada “Fala Servidor!”, disponibilizada em todas as Secretarias Municipais, com o propósito de estabelecer um canal de comunicação direto entre o Servidor e a Administração Municipal; a reformulação do Estatuto e o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Públicos de Quatis.
LM- Hoje estamos trabalhando com 17 ações oriundas da Pesquisa de Clima Organizacional realizada em 2011, entre elas a festa de aniversário dos Servidores que acontece todos os meses em parceira com a CDL local, que oferece presentes aos Servidores; a troca da cesta básica pelo cartão alimentação para aproximadamente 500 Servidores moradores de Quatis e beneficiados pelo programa, que poderá movimentar cerca de R$ 40 mil/mês na economia da cidade; a EJA Especial para os Servidores que possuem ensinos incompletos e buscam a certificação ou desejam ingressar em uma faculdade através do ENEM; a implantação da Caixa de Sugestões, Críticas e Opiniões, denominada “Fala Servidor!”, disponibilizada em todas as Secretarias Municipais, com o propósito de estabelecer um canal de comunicação direto entre o Servidor e a Administração Municipal; a reformulação do Estatuto e o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Públicos de Quatis.
BA - O que é Pesquisa de Clima Organizacional?
LM - A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta capaz de retratar o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho, uma vez que o clima influencia na produtividade do indivíduo e da empresa. O clima organizacional deve ser favorável de maneira a proporcionar motivação e interesse aos colaboradores, além de bom relacionamento entre colaborador e empresa.
LM - A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta capaz de retratar o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho, uma vez que o clima influencia na produtividade do indivíduo e da empresa. O clima organizacional deve ser favorável de maneira a proporcionar motivação e interesse aos colaboradores, além de bom relacionamento entre colaborador e empresa.
BA- Quatis foi a primeira Prefeitura a promover a Valorização do Servidor através da CGP?
LM - Algumas prefeituras estão despertando para esse novo olhar, no entanto a Prefeitura de Quatis foi a primeira no Estado do Rio de Janeiro a aplicar uma Pesquisa de Clima Organizacional de grande proporção, onde cada Servidor teve a oportunidade de se manifestar de forma democrática e participativa.
LM - Algumas prefeituras estão despertando para esse novo olhar, no entanto a Prefeitura de Quatis foi a primeira no Estado do Rio de Janeiro a aplicar uma Pesquisa de Clima Organizacional de grande proporção, onde cada Servidor teve a oportunidade de se manifestar de forma democrática e participativa.
BA- Qual o público alvo?
LM- Participaram da Pesquisa de Clima Servidores Efetivos, Comissionados e Contratados, totalizando 757 pessoas ouvidas.
LM- Participaram da Pesquisa de Clima Servidores Efetivos, Comissionados e Contratados, totalizando 757 pessoas ouvidas.
Leiliane deixa uma mensagem para o Servidor
Os Servidores de Quatis estão experimentando um novo tempo. Tempo de realizações e conquistas. Tempo de plantar os sonhos para colher num futuro bem próximo. Tempo de acreditar e continuar!
Leiliane Moraes
Festa de aniversário do Servidor |
Dia do Amigo |
Dia do Abraço |
Funcionários distribuíram "abraços grátis" por todos os setores da prefeitura no dia do abraço |
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