segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

José Laerte de Passa Vinte a Quatis



O mineiro que revolucionou a história de Quatis.


Vista Panorâmica de Passa Vinte MG
Foto: Bia Pias

José Laerte, nasceu em Passa Vinte ( MG), mas foi por Quatis que ele se enamorou.



Uma nova família

Viajava de trem!
Quanta saudade!
Foi quando conheci a Gracinha.
Começamos a namorar, mas não era namoro firme.
Num desses encontros eu disse a ela que, “quando mudasse para Quatis eu ia lhe fazer uma surpresa”. O namoro continuou sendo sério.
Foi quando no dia 1º de março de 1968, ela com apenas 18 anos de idade e eu com 23, que a sua família se mudou definitivamente para Quatis em busca de colégio. Nesse mesmo dia, ela, juntamente com seus irmãos, se matricularam no Colégio Roberto Silveira, e eu matriculei os meus irmãos também.


De volta para casa na Rua Cel. José Leite, 292, eu revelei para a Gracinha: “Sabe qual é a surpresa que eu disse que iria lhe fazer? “A partir de hoje você será a minha única namorada”.
Nos casamos em 1972 e estamos juntos até hoje! Agora com quatro filhos: Alan, Alisson, Alex e Aluísio, que nos deram os lindos netos, Victor, Aline, Aninha, Igor, Maria Fernanda, Geovana, Mateus e Felipe. Nossas noras, Taninha, Laureane, Françoise e Natani são verdadeiras filhas, ou seja, todos as mães dos nossos netos são nossos tesouros também.
Então, desde 3 de março de 1968, quando também me mudei para Quatis, juntamente com meus pais e irmãos e nos juntamos a família da Gracinha que havia se mudado para cá no dia 1º de março, nós nunca mais nos separamos. E aí começou uma linda história nesta querida terra que amamos.
Meus pais faleceram e também o meu irmão Hugo. Estão sepultados aqui.


Praça de Passa Vinte


Hoje contaremos um pouco da trajetória desse homem visionário que colocou Quatis no Rumo Certo.

Foto: Bia Pias
Sra. Luzia a primeira professora de José Laerte

"Ele foi o primeiro aluno da classe, sempre teve uma oratória impecável, ele era um aluno acima da média, eu sempre dizia: Esse menino vai ser Doutor" 
 Luzia em novembro de 2012



O COMEÇO





José Laerte começou na política há 30 anos. Foi vereador e Presidente da Câmara do município de Barra Mansa, eleito pelo distrito de Quatis (nessa época Quatis ainda não era emancipada). Como representante da população do então distrito ele foi a peça principal na luta pela emancipação de Quatis, alcançada no ano de 1992.

Após a transformação do distrito em município, José Laerte d’Elias foi eleito o primeiro Prefeito da cidade. Depois do seu primeiro mandato, a Prefeitura ganhou um novo administrador, mas teve José Laerte de volta à chefia do Executivo no ano de 2001, no terceiro pleito realizado no município. Atualmente ele cumpre o terceiro mandato à frente da Prefeitura de Quatis.

Como vereador e presidente da Câmara Municipal de Barra Mansa, José Laerte lutou muito pela emancipação de Quatis. Ao contrário do que poucas pessoas pensam, ele foi um dos responsáveis pela "independência" da cidade, que tem se desenvolvido a passos largos.






José Laerte por José Laerte

Fui presidente do Quatis Futebol Clube e presidente do Colégio Roberto Silveira, na época a escola estadual não tinha 2° grau, então, como presidente, fiz um convênio com o Governo do Estado, através de Barra Mansa, e a instituição passou a ter  de 5ª a 8ª série. Também fui presidente do Lions Club e candidato a deputado estadual em 1986, quando obtive 9911 votos e ganhei o título de “Revelação Política do Ano”.
Em 1988 fui eleito vereador em Barra Mansa como o segundo mais votado. Em 1989 tomei posse e participei do processo de elaboração da Lei Orgânica do Município, onde apresentei 96 emendas e muitas delas foram aprovadas.
Enquanto vereador fui presidente da Câmara e consegui, através dos bons relacionamentos e articulação política, ser recebido pelo dono das Organizações Globo, o maior conglomerado de empresas do setor de mídia do Brasil. Foi assim que consegui trazer o Fantástico a Quatis para registrar o abraço do município.
Participei do processo de emancipação de Quatis e antes de ser prefeito consegui o asfalto que liga a cidade a Floriano e liderei um movimento para a construção da ponte.


CONQUISTAS




No início do mandato comecei uma batalha para, junto com a comunidade, fechar a ponte metálica de Porto Real que estava caindo. Provocamos uma revolução no município, para que o acesso a Quatis passasse a ser pela Estrada Quatis-Resende, via Hotel Fazenda Bom Retiro, até à antiga Sakura, na Rodovia Presidente Dutra.
A ponte metálica de Porto Real e Quatis permaneceu fechada para caminhão e ônibus por muito tempo até que conseguimos aterrar as cabeceiras da Ponte de Floriano.
Procurei o ex-prefeito Féres Nader e pedi que liberasse seus veículos da comunicação para a batalha que eu iria começar e ele disse: José Laerte você agora Vereador tem condições de conseguir a liberação daquela ponte que eu fiz para melhorar o acesso a Quatis, mas não consegui inaugurar. Você é novo e lutador, vá em frente, você vai realizar meu sonho. O Ex-Prefeito Feres acreditou em mim. Havia muita gente contra aquela obra, por isso tanto tempo sem servir à comunidade.
Fui à televisão, rádio e outros veículos, para convocar todos os interessados - proprietários de caminhão e de maquinas - em liberar aquela ponte que estava construída há mais de 14 anos e ligava nada a coisa nenhuma."





Muitas conquistas marcaram os quase 12 anos de José Laerte no comando do Executivo municipal. As últimas prometem marcar pra sempre a história da cidade. Nova rede de captação, tratamento e distribuição de água e um novo sistema de esgoto são dois dos maiores benefícios conquistados por José Laerte neste mandato, que termina em dezembro de 2012. Água e esgoto são apontados pela maioria da população como sendo o maior problema do município atualmente.
Outra grande conquista da Prefeitura neste mandato é a construção do Centro Administrativo, um prédio que, a partir de setembro deste ano, irá acomodar todas as secretarias, coordenadorias e departamentos da administração municipal. Construída com recursos do próprio município, a sede própria da Prefeitura representa economia com gastos em aluguel de imóveis e a centralização do atendimento à população.


                                                     Prefeitura de Quatis atual




Agora conheça o Novo Prédio da Prefeitura de Quatis, idealizado e construído por José Laerte.
Foto: Bia Pias



HOSPITAL SÃO LUCAS ANTES



HOSPITAL SÃO LUCAS AGORA



"Através do jornal A Gota eu consegui muita coisa boa para Quatis, como por exemplo, a passagem sob a Rodovia Dutra em Floriano."




Há 20, 30 anos atrás ele já lutava pelos moradores de Quatis.
No Jornal o Municipio de Quatis de 1991, José Laerte denuncia as condições precárias da Vila São Benedito e o sofrimento dos moradores.



Hoje o que no passado era esgoto a céu aberto, virou um local de lazer, com iluminação, praça e excelente para fazer caminhadas em noites de verão.

  

UM MANDATO MARCADO POR OBRAS

Confira algumas das obras realizadas por José Laerte.

CRECHE NOVA

INTERIOR DA CRECHE


Ônibus que  transporta gratuitamente os estudantes para Resende, Barra Mansa, Volta Redonda e Porto Real.

POSTO DE SAÚDE DE FALCÃO

CAMPO DE SÃO JOAQUIM



TERREIRÃO




PONTES


ASFALTOS






Clique aqui e faça Downloads GRATUITOS 

Jornal A GOTA
Jornal o Municipio de Quatis
Revista Perfil José Laerte
Obras de todos os mandatos



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PREFEITO LANÇA PEDRA FUNDAMENTAL DA CLÍNICA DA FAMÍLIA


PREFEITO LANÇA PEDRA FUNDAMENTAL DA CLÍNICA DA FAMÍLIA
Obras devem ser entregues à população em dezembro deste ano

O prefeito José Laerte d’Elias lançou nesta terça-feira, dia 9, a Pedra Fundamental da Clínica da Família, no bairro Nossa Senhora do Rosário. A obra, que terá 400 metros quadrados de área construída, vai abrigar a Policlínica Municipal, atualmente instalada no bairro Bondarovsky, e o posto de ESF I, a Estratégia de Saúde da Família, do bairro Nossa Senhora do Rosário.
Segundo informações do Governo do Estado, financiador da unidade em todas as cidades do estado do Rio, a Clínica da Família é instalada em local de fácil acesso aos usuários e equipes. O projeto e a construção são feitos visando à preservação ambiental, com sistema de armazenamento de reutilização da água da chuva e um jardim interno, que proporciona ventilação e iluminação naturais.
Todas as unidades já instaladas no estado possuem estrutura modular, com o espaço interno projetado a fim de otimizar ao máximo a luz natural, reduzindo, desta forma, o consumo de energia elétrica. As dependências da clínica respeitam as normas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
“A preocupação é, sempre, a saúde, não as doenças. Dessa forma, a Clínica da Família vem somar às unidades que já fazem o atendimento da população, como o Hospital São Lucas, para, juntos, oferecer qualidade de vida à população”, disse o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Cortes, quando da visita ao município, na última sexta-feira, dia 6.
Em Quatis, a expectativa é de que a obra seja entregue à população até o fim deste ano. “O maior benefício para a população será a centralização dos serviços em um só lugar. Isso representa muito mais conforto”, disse a secretária municipal de Saúde, Cláudia Monteiro.
Entre os serviços que serão oferecidos no local, estão os programas de Imunização e Hanseníase e Tuberculose, atendimentos especializados e vacinação, entre outros.
“A licitação para esta obra, de grande importância para todos os cidadãos de Quatis, foi realizada em setembro deste ano. Esta é mais uma conquista para a população de Quatis, que vai receber atendimento em uma área mais ampla e, mais importante que isso, com mais acolhimento e humanização”, destacou José Laerte.



Governo coloca faixa indicativa em terreno onde será edificada a CLÍNICA DA FAMÍLIA

Além do Vice-Prefeito Hélio Ricardo e dos Vereadores Emerson e Nilde Hipólito e da Secretária da Saúde do município, Cláudia Monteiro, quem fez questão de levar um abraço ao Prefeito foi o Dr. Baltazar, vereador mais votado em Volta Redonda nas eleições 2012. Na ocasião, Baltazar fez questão de parabenizar o Prefeito por mais uma grande conquista para o município, informando, ainda, para grande felicidade da população presente ao evento que pretende continuar exercendo sua atividade médica na cidade, em paralelo ao mandato que irá exercer em Volta Redonda.



Futura Clinica da Família  

 O FUTURO COMEÇOU!



Com a construção da Clinica da Família no bairro Nossa Senhora do Rosário, vamos instalar nesta unidade o ESF1 e a Policlínica Municipal. 

Atendimentos que serão realizados: 
• Programa de Imunização
• Programa de Hanseníase e Tuberculose
• Atendimento Especializado (Dermatologista, Oftalmologista, Gastrologista, Urologista, Cardiologista, Neurologista, Otorrinolaringologista, Pneumologista)
• Vacinação
• Aferição de PA e Glicemia
• Eletrocardiograma
• Orientações

A unidade, segundo a Secretaria de Saúde do Governo do Estado, deverá estar concluída e entregue a população, mobiliada e com equipamentos, até o final do ano.



Prefeitura Municipal de Quatis
ACOM VIRTUAL
www.acomvirtual.blogspot.com

Fórum sobre rodas em Quatis

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS


JOSÉ LAERTE ASSINA CONVÊNIO PARA JUSTIÇA ITINERANTE
Unidade móvel do Poder Judiciário vai funcionar quinzenalmente em Quatis

 
O prefeito de Quatis José Laerte d’Elias assinou na tarde desta terça-feira, dia 9, um convênio com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para a implantação do projeto “Fórum Sobre Rodas” no município. Através deste serviço a população poderá ter acesso às atividades legais que são oferecidas por outras unidades do Fórum.
“O atendimento é realizado em um cartório itinerante, ou seja, um ‘fórum sobre rodas’, onde os conflitos podem ser resolvidos na hora e todos os procedimentos são informatizados”, explicou o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Manoel Alberto Rebêlo dos Santos.
A equipe responsável pelo atendimento será formada por um magistrado designado para a área, um promotor de justiça, um defensor público com estagiários, um oficial de justiça, servidores, dois motoristas, um técnico de informática, um faxineiro e um policial integrante da Diretoria Geral de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
A inauguração da justiça itinerante em Quatis será no dia 19 próximo, o primeiro dia de atendimento, de 9 da manhã até às 3 horas da tarde. Os outros atendimentos, a serem realizados ainda em 2012, acontecem nos dias 9 e 23 de novembro e 7 de dezembro. De 17 de dezembro de 2012 a 06 de janeiro de 2013, o serviço sofrerá uma pausa por ser um período de recesso e manutenção dos ônibus.
Para o prefeito José Laerte, esta é uma ótima oportunidade para a população de Quatis. “Os municípios do Vale do Paraíba não foram preparados para se emanciparem. Agora, a Justiça está fazendo isso. O ‘Justiça Itinerante’ proporcionará às pessoas uma forma mais econômica, mais ampla e mais célere de acesso à Justiça, evitando o deslocamento para outra comarca”, destacou.
No ônibus, podem ser resolvidas questões nas áreas de Família, como ações de divórcio direto, separação consensual de casais e alimentos; de Juizado da Infância, da Juventude e do Idoso, como ações de reconhecimento de paternidade, guarda, tutela e adoção; de Juizados Especiais Cíveis, como ações de defesa do consumidor; e de Registro Civil de Pessoas Naturais, como registro de nascimento tardio, regularização do registro de nascimento, de casamento ou de óbito.
O Poder Judiciário Fluminense lançou a Justiça Itinerante no interior do Estado do Rio de Janeiro, no município de Tanguá, e hoje, com 16 locais de atendimento, conta com grande aceitação da população de um modo geral, disponibilizando, portanto, o direito fundamental do acesso à Justiça e demais garantias constitucionais. A ampliação do Programa para o município de Quatis visa atender à população local.
O “Fórum Sobre Rodas” funcionará quinzenalmente, na Praça dos Expedicionários, no Centro.



O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, e o prefeito de Quatis, José Laerte, assinaram nesta terça-feira, dia 9, um convênio entre o TJRJ e a Prefeitura do Município.
Desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos e o Prefeito José Laerte d´Elias

> Seu registro de nascimento ou de casamento está com algum erro?

>Você que é pai ou mãe verdadeiro quer colocar seu nome na certidão do seu filho?
>Você já mora com alguém há anos e quer transformar esta união em casamento?
>Você quer converter sua separação em divórcio?
>Você é mulher e sofreu algum tipo de violência?
> Você quer pedir pensão ( alimentos)?
> Você quer pedir guarda da criança ou adolescente?
> Você comprou uma mercadoria com defeito ou contratou um serviço e não foi atendido?

Esses exemplos citados acima, são apenas alguns dos problemas que você poderá solucionar no "FÓRUM SOBRE RODAS", lembrando que isso não é uma "ação global" é um serviço que terá continuidade.
De 15 em 15 dias você terá ao seu inteiro dispor pessoas capacitadas para lhe ajudar e tudo gratuitamente.




Confira abaixo a matéria divulgada no site do http://www.tjrj.jus.br/web/guest/home/-/noticias/visualizar/102308

SITE OFICIAL DO TJRJ

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, e o prefeito de Quatis, José Laerte, assinaram nesta terça-feira, dia 9, um convênio entre o TJRJ e a Prefeitura do Município. O objetivo é levar o Programa Justiça Itinerante para a cidade, localizada no Vale do Paraíba, no interior do Estado.
A inauguração do projeto em Quatis acontecerá no próximo dia 19. O atendimento será das 9h às 15h, na Praça dos Expedicionários, entre as ruas Euclides Alves Guimarães Cotia e Avenida Batista Soares, no Centro. A juíza responsável pelo projeto no município será Priscila Dicki.
“O atendimento é realizado em um cartório itinerante, ou seja, um ‘fórum sobre rodas’, onde os conflitos podem ser resolvidos na hora e todos os procedimentos são informatizados”, ressaltou o presidente Manoel Alberto.
Também estava presente à solenidade a desembargadora Cristina Gaulia, coordenadora do Programa Justiça Itinerante, que explicou ao prefeito José Laerte o funcionamento do projeto. 
“Uma das vertentes do Justiça Itinerante é atender municípios que ainda não se tornaram comarcas. Inicialmente, o atendimento será feito a cada 15 dias em Quatis até o final do ano. Após, caso haja necessidade, o atendimento pode se tornar semanal”, observou.
Para o prefeito, esta é uma ótima oportunidade para a população de Quatis. “Na época, os municípios do Vale do Paraíba não foram preparados para se emanciparem. Agora, a Justiça está fazendo isso. O Justiça Itinerante proporcionará às pessoas uma forma mais econômica, mais ampla e mais célere de acesso à Justiça, evitando o deslocamento para outra comarca”, destacou.
O projeto
Desenvolvido pelo Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais (Deape), sob a coordenação da desembargadora Cristina Gaulia, o projeto facilita o acesso da população à Justiça, pois a leva para perto do cidadão. O atendimento é feito em um ônibus que funciona como um cartório, com a presença de um juiz, um promotor e um defensor público, além de funcionários do TJRJ.
Nos ônibus, podem ser resolvidas questões nas áreas de Família, como ações de divórcio direto, separação consensual de casais e alimentos; de Juizado da Infância, da Juventude e do Idoso, como ações de reconhecimento de paternidade, guarda, tutela e adoção; de Juizados Especiais Cíveis, como ações de defesa do consumidor; e de Registro Civil de Pessoas Naturais, como registro de nascimento tardio, regularização do registro de nascimento, de casamento ou de óbito.
Atualmente, a Justiça Itinerante realiza atendimento regular em 17 localidades de 11 municípios diferentes: Mesquita, Comendador Levy Gasparian, Tanguá, Macuco, Campos dos Goytacazes (Tocos), São Gonçalo (Jardim Catarina), Duque de Caxias (Jardim Primavera), Campos dos Goytacazes (Santo Eduardo), Areal, Carapebus, Itaboraí (Manilha), além das comunidades da Rocinha, Vila Cruzeiro, Batan, Cidade de Deus e Complexo do Alemão. 


ônibus da "JUSTIÇA ITINERANTE"

Serão distribuídos na cidade mini calendários com as datas de atendimento, assim você poderá se programar e visitar o ônibus que ficará localizado na Praça dos Expedicionários situada entre as Ruas Euclides Alves Guimarães Cotia e Avenida Batista Soares, Centro.


Prefeitura Municipal de Quatis.
ACOM VIRTUAL
www.acomvirtual.blogspot.com




terça-feira, 18 de setembro de 2012

CAMPEONATOS DE XADREZ REUNEM ALUNOS EM QUATIS


A prefeitura de Quatis, por meio da secretaria de Educação, promove neste sábado, dia 15, o II Campeonato de Xadrez Escola de Quatis. A competição, realizada entre alunos da rede municipal de ensino, tem como objetivo principal, além da questão pedagógica, vista com atenção pelo programa Xadrez nas Escolas, aprimorar outras capacidades nos estudantes.
“O aluno precisa vivenciar uma competição para trocar experiências, conhecer princípios de cidadania e aprimorar a capacidade de solidariedade que a competitividade ensina”, explicou a secretária de Educação, Patrícia Bombetti. “Sem falar que há ainda a importância de inserir Quatis no cenário nacional de xadrez”.
Oitenta alunos a partir do 5° ano da rede municipal de ensino competem nesta segunda edição, que vai premiar em categorias divididas por idade. Os classificados participam, no mesmo dia, do Campeonato Estadual de Xadrez Escolar, promovido pela Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Clube de Xadrez de Quatis e as secretarias municipais de Educação e de Esporte e Lazer. Ao todo, 300 estudantes de cidades como Volta Redonda, Barra Mansa, Itatiaia, Três Rios e Paraty devem participar da competição estadual.
O programa Xadrez nas Escolas, implantado pela prefeitura em 2009, atende atualmente a mais de 300 alunos, no contra turno escolar. As aulas de xadrez já renderam participações dos estudantes do município em competições estaduais e nacionais.
“Em junho, três dos nossos alunos venceram o V Torneio Estadual de Xadrez de Paraty e o município assegurou o segundo lugar, entre os onze participantes. Este torneio nos classificou para o Campeonato Nacional, que acontece este mês, em Juiz de Fora”, lembrou o coordenador de Programas Especiais da secretaria de Educação, Márcio Nunes. Conforme ele detalhou, os classificados para o Nacional são alunos das escolas Benta Pereira, de Joaquim Leite, e do CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias.
O II Campeonato de Xadrez Escolar de Quatis acontece a partir das 9 horas da manhã e o Campeonato Estadual de Xadrez, das 13 horas. Ambos serão no CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias, à Rua Genésio Leite, 235, Nossa Senhora do Rosário.






ACOM VIRTUAL