segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

José Laerte de Passa Vinte a Quatis



O mineiro que revolucionou a história de Quatis.


Vista Panorâmica de Passa Vinte MG
Foto: Bia Pias

José Laerte, nasceu em Passa Vinte ( MG), mas foi por Quatis que ele se enamorou.



Uma nova família

Viajava de trem!
Quanta saudade!
Foi quando conheci a Gracinha.
Começamos a namorar, mas não era namoro firme.
Num desses encontros eu disse a ela que, “quando mudasse para Quatis eu ia lhe fazer uma surpresa”. O namoro continuou sendo sério.
Foi quando no dia 1º de março de 1968, ela com apenas 18 anos de idade e eu com 23, que a sua família se mudou definitivamente para Quatis em busca de colégio. Nesse mesmo dia, ela, juntamente com seus irmãos, se matricularam no Colégio Roberto Silveira, e eu matriculei os meus irmãos também.


De volta para casa na Rua Cel. José Leite, 292, eu revelei para a Gracinha: “Sabe qual é a surpresa que eu disse que iria lhe fazer? “A partir de hoje você será a minha única namorada”.
Nos casamos em 1972 e estamos juntos até hoje! Agora com quatro filhos: Alan, Alisson, Alex e Aluísio, que nos deram os lindos netos, Victor, Aline, Aninha, Igor, Maria Fernanda, Geovana, Mateus e Felipe. Nossas noras, Taninha, Laureane, Françoise e Natani são verdadeiras filhas, ou seja, todos as mães dos nossos netos são nossos tesouros também.
Então, desde 3 de março de 1968, quando também me mudei para Quatis, juntamente com meus pais e irmãos e nos juntamos a família da Gracinha que havia se mudado para cá no dia 1º de março, nós nunca mais nos separamos. E aí começou uma linda história nesta querida terra que amamos.
Meus pais faleceram e também o meu irmão Hugo. Estão sepultados aqui.


Praça de Passa Vinte


Hoje contaremos um pouco da trajetória desse homem visionário que colocou Quatis no Rumo Certo.

Foto: Bia Pias
Sra. Luzia a primeira professora de José Laerte

"Ele foi o primeiro aluno da classe, sempre teve uma oratória impecável, ele era um aluno acima da média, eu sempre dizia: Esse menino vai ser Doutor" 
 Luzia em novembro de 2012



O COMEÇO





José Laerte começou na política há 30 anos. Foi vereador e Presidente da Câmara do município de Barra Mansa, eleito pelo distrito de Quatis (nessa época Quatis ainda não era emancipada). Como representante da população do então distrito ele foi a peça principal na luta pela emancipação de Quatis, alcançada no ano de 1992.

Após a transformação do distrito em município, José Laerte d’Elias foi eleito o primeiro Prefeito da cidade. Depois do seu primeiro mandato, a Prefeitura ganhou um novo administrador, mas teve José Laerte de volta à chefia do Executivo no ano de 2001, no terceiro pleito realizado no município. Atualmente ele cumpre o terceiro mandato à frente da Prefeitura de Quatis.

Como vereador e presidente da Câmara Municipal de Barra Mansa, José Laerte lutou muito pela emancipação de Quatis. Ao contrário do que poucas pessoas pensam, ele foi um dos responsáveis pela "independência" da cidade, que tem se desenvolvido a passos largos.






José Laerte por José Laerte

Fui presidente do Quatis Futebol Clube e presidente do Colégio Roberto Silveira, na época a escola estadual não tinha 2° grau, então, como presidente, fiz um convênio com o Governo do Estado, através de Barra Mansa, e a instituição passou a ter  de 5ª a 8ª série. Também fui presidente do Lions Club e candidato a deputado estadual em 1986, quando obtive 9911 votos e ganhei o título de “Revelação Política do Ano”.
Em 1988 fui eleito vereador em Barra Mansa como o segundo mais votado. Em 1989 tomei posse e participei do processo de elaboração da Lei Orgânica do Município, onde apresentei 96 emendas e muitas delas foram aprovadas.
Enquanto vereador fui presidente da Câmara e consegui, através dos bons relacionamentos e articulação política, ser recebido pelo dono das Organizações Globo, o maior conglomerado de empresas do setor de mídia do Brasil. Foi assim que consegui trazer o Fantástico a Quatis para registrar o abraço do município.
Participei do processo de emancipação de Quatis e antes de ser prefeito consegui o asfalto que liga a cidade a Floriano e liderei um movimento para a construção da ponte.


CONQUISTAS




No início do mandato comecei uma batalha para, junto com a comunidade, fechar a ponte metálica de Porto Real que estava caindo. Provocamos uma revolução no município, para que o acesso a Quatis passasse a ser pela Estrada Quatis-Resende, via Hotel Fazenda Bom Retiro, até à antiga Sakura, na Rodovia Presidente Dutra.
A ponte metálica de Porto Real e Quatis permaneceu fechada para caminhão e ônibus por muito tempo até que conseguimos aterrar as cabeceiras da Ponte de Floriano.
Procurei o ex-prefeito Féres Nader e pedi que liberasse seus veículos da comunicação para a batalha que eu iria começar e ele disse: José Laerte você agora Vereador tem condições de conseguir a liberação daquela ponte que eu fiz para melhorar o acesso a Quatis, mas não consegui inaugurar. Você é novo e lutador, vá em frente, você vai realizar meu sonho. O Ex-Prefeito Feres acreditou em mim. Havia muita gente contra aquela obra, por isso tanto tempo sem servir à comunidade.
Fui à televisão, rádio e outros veículos, para convocar todos os interessados - proprietários de caminhão e de maquinas - em liberar aquela ponte que estava construída há mais de 14 anos e ligava nada a coisa nenhuma."





Muitas conquistas marcaram os quase 12 anos de José Laerte no comando do Executivo municipal. As últimas prometem marcar pra sempre a história da cidade. Nova rede de captação, tratamento e distribuição de água e um novo sistema de esgoto são dois dos maiores benefícios conquistados por José Laerte neste mandato, que termina em dezembro de 2012. Água e esgoto são apontados pela maioria da população como sendo o maior problema do município atualmente.
Outra grande conquista da Prefeitura neste mandato é a construção do Centro Administrativo, um prédio que, a partir de setembro deste ano, irá acomodar todas as secretarias, coordenadorias e departamentos da administração municipal. Construída com recursos do próprio município, a sede própria da Prefeitura representa economia com gastos em aluguel de imóveis e a centralização do atendimento à população.


                                                     Prefeitura de Quatis atual




Agora conheça o Novo Prédio da Prefeitura de Quatis, idealizado e construído por José Laerte.
Foto: Bia Pias



HOSPITAL SÃO LUCAS ANTES



HOSPITAL SÃO LUCAS AGORA



"Através do jornal A Gota eu consegui muita coisa boa para Quatis, como por exemplo, a passagem sob a Rodovia Dutra em Floriano."




Há 20, 30 anos atrás ele já lutava pelos moradores de Quatis.
No Jornal o Municipio de Quatis de 1991, José Laerte denuncia as condições precárias da Vila São Benedito e o sofrimento dos moradores.



Hoje o que no passado era esgoto a céu aberto, virou um local de lazer, com iluminação, praça e excelente para fazer caminhadas em noites de verão.

  

UM MANDATO MARCADO POR OBRAS

Confira algumas das obras realizadas por José Laerte.

CRECHE NOVA

INTERIOR DA CRECHE


Ônibus que  transporta gratuitamente os estudantes para Resende, Barra Mansa, Volta Redonda e Porto Real.

POSTO DE SAÚDE DE FALCÃO

CAMPO DE SÃO JOAQUIM



TERREIRÃO




PONTES


ASFALTOS






Clique aqui e faça Downloads GRATUITOS 

Jornal A GOTA
Jornal o Municipio de Quatis
Revista Perfil José Laerte
Obras de todos os mandatos



Nenhum comentário:

Postar um comentário